O atendimento da classe executiva deixou a desejar. Faltou atenção. Atendimento displicente. Fiquei decepcionado para o valor que foi pago na tarifa.
horários da Tap tem de ser cumpridos, atrasou o voo para londres e o voo a vinda de londres!
Comissário não era muito simpático, ao contrário do voo de ida, quando a comissária era super solicita,. Quanto ao pão do café da manhã gelado, o que não é muito legal pra quem está acabando de acordar, no mais estava bom!
Talvez se mudassem a ementa de tempo a tempo, as refeições são pasta e frango que são intragáveis, as sobremesas são vomito de alguma coisa, e os lanches finais são horríveis, mais valia que dessem um pastel de nata e um café no final para adoçar a boca aos clientes!
Demora no embarque. Mudança de terminal C para o E. Deveria sempre entrar no avião as ultimas filas e depois as primeiras. serviço de bordo sem pelo menos agua gratis em um voo de 2 horas é uma pessima politica e enorme exploraçao, some 50 centimos nos tiquetes e de a maldita agua.
Não apanhei o voo devido a atraso no primeiro
Atraso significativo, mais de uma hora. Não é servida qualquer refeição a bordo, apenas oferecem uma miniatura de chocolate.
Há café, água ou sumo de laranja
O que eu mais gostei foi do atendimento da equipe de bordo. Poderia melhorar a limpeza dos banheiros durante o voo.
Prós: "Comida ok. Embarque ótimo."
Contras: "Muito apertado. Algumas turbulências e tripulação não muito simpática."
Prós: "Mesmo no check-in não é possível escolher os assentos sem pagar tarifa.Solicitamos refeição para criança e especial sem lactose para um adulto, contudo não foram entregues no aeronave. No desembarque no destino final não foi entregue o carrinho de bebe que entregamos no portão de embarque. Somente dois dias depois. Isso causou muitos transtornos."
Contras: "Opção de poder escolher assento fazendo check-in antecipado.Maior clareza para a solicitação de refeições especiais. Maior cuidado com itens entregues no portão de embarque, como carrinhos de bebe."
Contras: "Voo cancelado, sem aviso prévio"
Prós: "O voo foi razoavelmente estável o que denota preocupação do piloto com o conforto dos passageiros."
Contras: "Atendimento à bordo, e o que foi servido no de bordo."
Prós: "Muito amáveis, o avião cômodo ainda na classe econômica, bom serviço de bordo"
Prós: "A simpatia dos comissários. Atenção aos passageiros e conforto"
Contras: "O cardápio"
Prós: "Assento bom, preco bom, viagem optima"
Contras: "30 min atraso"
Prós: "Voo confortável e bom entretenimento"
Contras: "Tirando um brasileiro que era comissário no voo, a equipe é muito mal humorada. Mesmo para o padrão de europeu."
Contras: "O voo para o Porto foi cancelado por atraso e fui redirecionado diretamente para Madri"
Prós: "Tripulação muito atenciosa. Conforto da cadeira médio"
Prós: "Preco"
Contras: "Assento muito apertado"
Prós: "Preço"
Contras: "Assento mais apertado do que eu já usei em outra cias para voos longos"
Contras: "Um atraso muito nenor"
Contras: "Nossa gostei muito ! Perfeito. a TAP estar de parabens Continue assim. Obrigado."
Contras: "O katering tem de ser melhorado, não se justifica pagar 1180 euros ida e volta e comer uma Sandwich básica!"
Prós: "Rapidez no embarque."
Contras: "Atrasou a decolagem em 40 minutos e o sistema de entretenimento a bordo estava em pane."
Prós: "nada excepcional, mas tudo certo."
Contras: "faltou entretenimento de bordo"
Prós: "Um voo sem nada para elogiar em especial e sem nada para criticar"
Contras: "especialmente, faltou entretenimento de bordo"
Prós: "Tudo óptimo."
Contras: "Política de bagagem alterou e eu desconhecia. Preço do lugar escolhido caríssimo. Preço do vôo elevado. Para voo não lotado."
Prós: "De nada"
Contras: "Tripulação rude Sem água nos banheiros Vários itens do menu sequer foram oferecidos"
Prós: "A chegada"
Contras: "Sem tela de entretenimento foi disponibilizado um Ipad com 5 filmes. Vergonhoso o serviço para um voo intercontinental!"
Prós: "Não houve contratempos"
Contras: "Nada"
Prós: "Nada"
Contras: "Tempo espera"
Prós: "Hoje em alternativa a horrível pasta de atum fui surpreendido com um wrap vegan - estava bom ! Embora muito desadequado para crianças ...."
Contras: "Como sempre TAP = voo atrasado As justificações (desculpas) são as de sempre) : Restrições no tráfego aéreo, problemas no embarque, congestionamento, etc"
Contras: "Poltrona pequena, não carrega o celular, desconfortável."
Contras: "Do atraso do voo que os trouxe sérios problemas. Ao chegarmos, o metrô tinha encerrado seu funcionamento. Táxi nem pensar, pois há ia uma greve."
Prós: "Pontualidade ! (O que infelizmente é pouco comum na TAP)"
Contras: "Atraso de 3h e meia, isto não é normal!"
Prós: "Boa técnica , voo seguro ."
Contras: "Atraso muito grande, passageiros em avião quente , no sol."
Prós: "Tripulação simpática e com ótima apresentação"
Contras: "Sistema de mídia inexistente! Não tinha opção de filmes, apenas tv e mesmo assim com PÉSSIMA qualidade de imagem (quando tinha imagem e não apenas som). Por sorte viajo com meu Kindle! A gerente do guichê do GIG é totalmente despreparada para o cargo, decepcionou muito no check in quando informei que tinha adquirido bilhete com bagagem e na hora no sistema deles dizia ué não tinha. Tive que pagar para depoispleitear... desgaste desnecessário! O voucher de confirmação da passagem não indica quantidade de bagagem (quando tem ou não), logo, eh importante ficar esperto para não ter desagradáveis surpresas. Alimentação ruim! Assento é pouco acolchoado quando comparado com Air France e outros, por exemplo."
Prós: "Simpatia da tripulação"
Contras: "Estava frio demais dentro do avião!"
Prós: "Cordialidade de tripulação"
Contras: "Assentos apertados"
Prós: "O voo em si foi correto."
Contras: "O voo atrasou uma hora. O embarque foi confuso e poucas malas de 115cm foram "confiscadas" para irem no porão. Entre as quais, as nossas, únicas pessoas que estavam com crianças no avião. Como resultado, esperamos quase vinte minutos pelas malas, perdemos os três últimos shuttles para o hotel e tivemos que pagar 25 euros por um táxi para chegar às nossas acomodações."
Prós: "Bons filmes para entretenimento"
Contras: "No geral a Tap cumpre o papel de transportar. Mas aparentemente não há preocupação em transformar a viagem em uma experiência prazeirosa para o passageiro"
Contras: "Banheiros nao tinham água nas torneiras. Refrigeracao da aeronave nao estava adequada. Muito quente."
Prós: "Embarque rápido, pontualidade e cordialidade da tripulação"
Contras: "Eu tenho 1.84m de altura e as cadeiras são muito próximas, desconfortáveis, machuca os joelhos, são em 90 graus e não reclina. Péssimo."
Prós: "O atendimento a bordo."
Contras: "Nosso voo de Lisboa a Barcelona foi cancelado. O app da TAP já tinha dado a informa qdo ainda estávamos no Rio. Tentamos confirmar a informação no checkin no Galeão, para tentar resolver td com antecedência, mas a atendente disse q o voo estava confirmado. Chegando em Lisboa, soubemos pelo App que a TAP tinha nos realocado para um voo mais tarde, q durante nossas consultas de antes da compra tinha um preço inferior ao voo q compramos. Tivemos q ficar 2 horas numa fila para confirmar a informação e conseguir um voucher de alimentação de míseros €6, q não pagava nem um lanche do Mc Donalds. Tentamos acessar o lounge da TAP para, depois de tantos transtornos, aguardamos nosso novo voo com algum conforto, mas fomos impedidos pelo recepcionista, q ainda nos tratou com deboche, como se não fôssemos dignos de entrar naquele ambiente. O detalhe é que o nosso voo, assim como vários outros, havia sido cancelado por falta de tripulação! Vergonhoso. E a empresa ainda acha q te colocar no voo seguinte é um baita favor. Em próximas viagens, eu evitarei a TAP, e espero q quem tiver a oportunidade de ler essa avaliação faça o mesmo."
Contras: "Sem entretenimento"
A falta de organização no embarque, à falta de preparo dos funcionários no embarque e no voo, minha filha pediu uma lasanha durante o voo e precisei por duas vezes chamar porque esqueceram os talheres, a lasanha esfriou. O senhor de idade que pediu água para os remédios e se estressou no final pela demora e o pedido ainda assim demorou a ser atendido. Fora o atraso de mais de uma hora
Pior companhia aérea com quem voei...colaboradores sem cortesia...
Como não consegui fazer o check in online no telemóvel tive que fazer no aeroporto e pagar mais de 100euros por isso! Gostaria de saber se isso é legal. Porque li que comprando através de outra operadora não deveriam ter cobrado
A temperatura estava muito alta mas o levantar e a aterragem foram incríveis mal se sentiram
Boa tarde . Infelizmente aconteceu nos um incidente e enganamo -nos no aeroporto . Chegamos ao aeroporto as 20h , o nosso voo seria as 21:30 . Por meia hora de atraso não nos foi permitido fazer o check in nos balcões e tivemos que pagar 55 por pessoa . E de facto lamentável , não há necessidade de manterem trabalhadores vossos nos balcões se para além de pagarmos o voo ainda temos que pagar mais 55€ para nós fazerem o check in quando ainda falta 1h e 30h pra o nosso voo partir ! Uma companhia como a ryanair peca muito por este tipo de atitudes . Não volto a viajar com a ryanair .
Partida com 2 horas de atraso
Foi tudo impecável. Todos sempre atenciosos
Não senti que a vossa empresa saiba gerir os voos dos clientes
Como sempre, a ryanair cumprir com os horários estabelecidos
Ótima viagem pessoal simpático
Prós: "Nothing. Everything was very bad."
Contras: "Bad line to check in. Bad line to get in the plane. 1h15 waiting inside the plane with no answer about hour to take off. No are condition in the plane. Cabin crew with no attention. Late to get out the plane. Late to claim the luggage. And, after 30 years traveling, first time I have a bottle broken"
Prós: "Sim, a tripulação excelente"
Contras: "Correu tudo bem"
Prós: "Gostei da tranquilidade do voo"
Prós: "Tripulação prestativa e simpática."
Contras: "Voo atrasou mais de 40 minutos."
Prós: "Tudo muito bem organizado"
Contras: "O espaco entre os bancos e ao menos água deveria ser ofertada"
Contras: "Um voucher de lanche devido ao atraso de mais de 2 horas"
Contras: "Tripulação pouco profissional, a ter conversas sobre passageiros a frente de toda a gente,"
Prós: "Tripulacao."
Contras: "Nao poderem entrqr trlles mais pequenosque mtos sacos d viagens precoa ebgnadores fica uma viagem prevo TAP"
Prós: "Voo... aterragem perfeita. Tripulação de cabine muito profissional."
Contras: "Comunicação do atraso muito tardio. Muito tempo para sair. Muito tempo em táxi....toda a experiência antes de ter o avião no ar foi má. Falta de comida a bordo (típico do último vôo do dia....mas não devia ser assim)."
Prós: "Horário cumprido"
Contras: "Tripulação pouco simpática"
Prós: "Nada"
Contras: "Perdi todas as minhas conexões"
Contras: "O embarque é sempre muito ruim."
Prós: "Preço e facilidade busca"
Contras: "Tratamento no checkin e embarque. Só respeitam prioridades legais a quem paga a mais por isso"
Contras: "Voo com atrazo elevado"
Prós: "Pontual"
Contras: "Sitema de check in pelo celular muito confuso, acusando erro de senha varias vezes e o código de barras tinha que ser salvo em PDF para poder ampliar na hora de entrar."
Contras: "Atraso de duas horas no voo. Cheguei em casa muito tarde."
Prós: "Chegamos ao aeroporto 2 horas e 15 minutos antes do vôo. Tentamos fazer o check-in mas ainda não estava aberto. Na hora que abriram, fomos para a fila. Na nossa vez disseram que teríamos que pagar para poder fazer o check in no aeroporto, um valor absurdo de quase 100 euros. Não disseram em nenhum momento isso por e-mail. Não fomos avisados. Ontem, recebi uma e-mail da Cia, apenas falando sobre o procedimento da bagagem e nada mais. Não vou arcar com esse prejuízo, porque eles não avisaram que o check in tinha que ser online obrigatoriamente ou teríamos que pagar."
Prós: "Segurança"
Contras: "1- A comida parece a Comida servida nos Anos 70, muito básica com sabor Indústrial típico da Aviação. Tipo de comida que pelo aspecto e sabor nos faz sentir desconfortável e com náuseas. 2- Uma viagem transatlântica num Avião velho e desactualizado o barulho e a vibração do motor, principalmente junto a janela é tanto que não me permitiu dormir, mesmo sendo uma viagem de 7 horas (de Toronto, Canadá até Lisboa Portugal. 3- Inizisténcia de qualquer tipo de Entertenimento! Ausência total de monitores ou televisores não podendo assim assistir a nenhum tipo de programas ou filme., que agrava, principalmente quando se viaga com crianças."
Prós: "O voo em si foi bom"
Contras: "Um atraso de 2h e estar 30 minutos com o avião parado e sem o AC ligado"
Prós: "A vista das cordilheiras congeladas"
Contras: "As cadeiras poderiam ser um pouco mais espaçadoas para quem tem mais de 1,80."
Contras: "O pouso foi horrível, grande impacto no chão."
Contras: "Atrasou quase 1hora"
Contras: "som do microfone das hospedeiras demasiado alto. Entendeu-se muito pouco o inglês que falaram."
Prós: "Tudo igual pouco mudou"
Contras: "Não gostei do faco pelo qual não tínhamos ninguém para nos ajudar a encontrar o lugar certo onde se recopera as bagagens, tem de haver pessoas que podem nos ajudar a encontrar melhor e rápido as nossas bagagens..."
Prós: "preço e tripulação"
Prós: "A pontualidade"
Contras: "Não oferece nem uma água."
Prós: "O preço é a facilidade do check in."
Contras: "Demora para embarcar e o aeroporto em Paris é muito longe do centro apesar de ter ônibus direto."
Contras: "A nota negativa vai apenas para o tempo de atraso da partida do voo de 1h."
Prós: "Os preços e a comodidade"
Contras: "Atrasaram muito o embarque"
Prós: "preço, facilidades"
Contras: "a espera em pé antes da entrada no avião, local sem cadeiras, abafado....fizeram a chamada com muita antecedência."
Contras: "O voo ter sido cancelado"
Prós: "Organização e responsabilidade da tripulação com segurança do voo."
Contras: "Tivemos um atraso de 1 hora, e o motivo deste atrasado não ficou claro."
Prós: "a Tripulação foi muito educada e profissional"
Contras: "o pessoal responsável pelo check-in e recepção da bagagem muito mal educado e pouco profissional"
Prós: "Tripulação super simpatica"
Contras: "Ryaner tenta colocar as pessoas que viajam juntos em lugares separados propositadamente para obrigar a pagar taxas para mudar de lugar"
Prós: "Flight left Boston on time and arrived in Ponta Delgada 15 minutes early. Very clean and well maintained Airbus 321"
Prós: "The crew was great. Service was good."
Contras: "Seat comfort and entertainment options."
Prós: "The flight was changed from 9:20pm to 4am. Then they bumped me to the next day because they oversold the flight. So I missed 1 1/2 days of my retreat."
Contras: "Everything!"
Prós: "Nothing special, staff was ok."
Contras: "Departure delayed 3 times. Flight was supposed to be at 8h20 am and we get in the plane at 7h00 pm. We were stuck waiting in the Bus for 1 hour because meals were not all in the plane."
Prós: "Nice crew"
Contras: "Lack of entertainment"
Prós: "Left and arrived on time. Friendly crew."
Contras: "No entertainment...could only watch the map showing our flight's progress."
Prós: "Nothing"
Contras: "Flight was 2 hrs late then when boarding they loaded all of us in a bus. We’re packed in and then stood on he bus for over a half hr waiting for the cleaning crew to finish. Why we didn’t just stay at our gate till it was ready? Idk but everyone seem to not know what they were doing and very unorganized"
Contras: "They lost our luggages twice (from Boston to Terceira so we didn't have anything for 3 days at Flores, and on the way from Boston to DC they lost again) would you please tell about this crammy job they are doing to President of American Air Line Paulo Menezes. They ruined our vacation, this moment I still didn't get my luggage yet. thanks Masako"
Prós: "The wine was very good"
Contras: "Business class isn’t super posh but still good"
Contras: "Expect major delays"
Contras: "Expect major delays ."
Prós: "Pontualidade. Tripulação"
Contras: "Assento avariado"
Prós: "NONE"
Contras: "Almost everything seemed to be out-of-order and the crew seemed to be really struggling in order to bring some level of comfort to the on-board passengers."
Prós: "The price was right. All pre-flight personnel were very helpful and friendly. The flight was short and did exactly what it was intended to do."
Contras: "Don't expect any entertainment or decent amount of room. They cram you on and off you go. Worth it for me ..."
Prós: "Horrible airline, worst service ever."
Contras: "Horrible! Would give zero stars if I could."
Prós: "Everything was smooth and comfortable"
Contras: "There is no in- flight entertainment."
Prós: "Delayed 4 hrs; boarding agent couldn't give any details (meanwhile me kids are screaming); seats were narrow and I couldn't lift the armrest up out of the way. Food was terrible. No entertainment visible from our seats and the headphones didn't work. Flight from BOS was much of the same. NEVER FLYING SATA AGAIN!"
Contras: "Airline was 2 hours late and missed our connection which made us miss our first port for our cruise we then had to make other arrangements while the airline did nothing to help. I would NEVER FLY with them again."
Prós: "Very helpful crew and airport staff made the task of clearing customs and making our connection very easy."
Contras: "No in-air entertainment - not a problem as long as you're aware beforehand. Just bring a tablet or magazines."
Contras: "I was scheduled to fly and was delayed for 3 days in Boston. I am still waiting to hear back to be reimbursed for the taxis/ubers that I had to take to the hotels that were provided. The hotels were 40 minutes (1st night) and 1 hour (2nd night) away. There was no one available to talk at the airport and the line was ridiculously long. I had planned a trip for 2.5 weeks exploring Portugal and Spain and missed the Portugal portion completely because I was delayed in Boston. I finally gave up waiting and bought a ticket through a different airline so I could meet my friends and not miss any more of my trip."
Prós: "the crew were nice and the food was free"
Contras: "Because we didn't get the required boarding passes in Barcelona (and didn't know we needed them) when we got to the Azores we had to run around through additional passport control, to the ticket desk because the gate agent had no means of issuing a boarding pass, back through security, through more passport control. Stupid. The plane itself was really uncomfortable, and being stuck in the tiny seats surrounded by screaming children, with no wifi or in-flight entertainment was torture."
Contras: "The flight was delayed due to "technical issues" two hours. This seems to be a consistent thing with SATA and Azores Airlines. The crew was rude when my bag did not fit in the cabin and they had to move it, too."
Prós: "The plane seemed mostly empty, so I had a row of seats to myself, but the armrests didn't really go up all the way, so I couldn't lay down. The crew overall seemed attentive. Look, the plane departed and arrived more or less on time, which is all I really care about. All of the creature comforts people complain about pale in comparison to the miracle of mass transportation by airplane for a good price."
Contras: "The boarding process was rough. We were kept waiting in a hot bus until the plane was ready for at least twenty minutes. The entertainment was shoddy, an Ice Age sequel on a small screen several rows away with terrible sound quality."
Prós: "Free food and drinks."
Contras: "Flight delayed and we got no information about why. Few updates and bad communication in general. Faced same problems on way to Sao Miguel - only that trio was delayed almost 20 hours. Will avoid that airline in the future if possible."
Prós: "Nothing"
Contras: "Flight got cancelled and passengers were left hanging at the airport overnight sleeping on a cot. And refunds are a big hassle after the cancellation. Worse experience ever."
Contras: "Long delay not on time"
Prós: "The flight was delayed for 2 hours. The movie was horrible. No ones speakers worked. Serive was fine"
Contras: "They lost my luggage."
Prós: "The flight crew was absolutely wonderful and very helpful with our 3-year-old son. He keeps asking to go on plane again because of how attentive they were and made his trip very enjoyable."
Contras: "No entertainment at all. The seats could have more recline as it was an overnight flight and nearly impossible to sleep. The trays for business class are so close that it is awkward and uncomfortable to use."
Prós: "Had two seats to myself. Hot breakfast."
Contras: "The airport in Lisbon was terrible. Got bussed 20 minutes to get to terminal and had to wait 2 hours in line to get through passport line. Could not find my bag, finally found it in a heap to the side. My friend traveling Air Canada had no trouble same day same time."
Contras: "The 12 hour delay without being told why. We would be told we would leave at a certain time and then it was cancelled, told a different time and it was cancelled, and told again, etc was suppose to be in Lisbon in the morning, arrived in Lisbon near midnight."
Prós: "The flight left on time, flight attendants were friendly, some options on the TV (better than none)"
Contras: "Not much offered on the TV entertainment systems. The food was pretty bad. Otherwise the flight was fine."
Prós: "serves wine for free."
Contras: "No entertainment, seats are extremely small and uncomfortable."
Prós: "Doss improved from first experience but still mediocre; staff friendly overall"
Contras: "Late departure, affecting connecting flight"
Prós: "Food improved from our first overnight experience"
Contras: "No entertainment, some crew members wee rude and messy (spilling food/drink and unapologetic) where others were exceptional. Limited places to sit in between flights at gate (had to depart plane and reload even though we had same exact plane/seats)"
Prós: "1 booked flight and selected seats months ahead. On date of departure reseated in middle section though previously booked window seats. 2 after arriving in Portugal informed return flight was cancelled due to crew strike. Told we can wait in Portugal or rebook on new airline. You can't make this stuff up."
Prós: "Crew was great!"
Contras: "Flight was freezing, departed late, baggage took 35+ mins to get to carousel :/"
Prós: "Flight was on time. Staff was courteous."
Contras: "Food was average. No entertainment."
Prós: "Price, friendly service"
Contras: "packed in like sardines"
Prós: "Fast boarding, on time arrival, qick baggage delivery. Lots of leg room. Friendky staff."
Prós: "Clean plane."
Contras: "Late....made me miss a connection in Boston!"
Prós: "Nothing, Sata is the worst airlines."
Contras: "Delayed for 7 hours with no explanation. Zero leg room"
Prós: "I liked the crew and their politeness."
Contras: "No entertainment and the seat wasn't close enough to the window."
Prós: "very friendly crew"
Contras: "no on board entertainment Old plane"
Prós: "Crew was nice."
Contras: "They lost my luggage including half of the other passengers' luggage. What's worse is mine was a carry on but the check in lady in Lisbon insisted I check in my backpack. I had a flight in the morning and I was left without a new pair of clothes to change in. This has been the absolute worse! I've asked them to ship my luggage and expedite it and, ofcourse, they have some excuse. Doesn't help that they can't even tell me WHERE my luggage is at"
Prós: "The flight crew was very nice."
Contras: "They lost my luggage including half of the other passengers' luggage. What's worse is mine was a carry on but the check in lady in Lisbon insisted I check in my backpack."
Prós: "Direct flight. Food was good. Crew was ok."
Contras: "Delayed boarding without explanation. Dinner on 1015 flight not necessary, a snack & beveridges and later a muffin & juice before landing would be better. Told at ticket counter bag was fine as carryon, and had bag taken at door to plane, very unsettling as a carryon has meds, stuff to do on flight, travel documents, all the stuff you can't live workout, etc. Saw PLENTY of bags of same size allowed on, and there were overhead bins totally empty."