Bagagens extraviadas. Fiquei sem terno que vestir. Atraso de três horas. Perdi a conexão. Dificuldade em resolver administrativamente.
Deveria ser fornecido ao menos um lanche aos passageiros pois, já estávamos há 10 horas aguardando entre voo do Rio de Janeiro e imigração. Os lanches eram todos pagos! E nem água era oferecida…tínhamos que solicitar!
O atendimento da classe executiva deixou a desejar. Faltou atenção. Atendimento displicente. Fiquei decepcionado para o valor que foi pago na tarifa.
o voo foi cancelado por causa da covid-19. ainda me devem o dinheiro da viagem num total aproximado de 2000 €
As bagagens foram extraviadas e a TAP a 72 hrs e ainda não foi resolvido
Comissário não era muito simpático, ao contrário do voo de ida, quando a comissária era super solicita,. Quanto ao pão do café da manhã gelado, o que não é muito legal pra quem está acabando de acordar, no mais estava bom!
Ruim ou péssimo pelo conjunto da obra, nosso voo era SP-Lisboa-Roma-Lisboa-SP, no retorno check-in feito, upgrade de cabine a 700 R$, resolvemos ir para Lisboa dois dias antes do retorno previsto, como a passagem de volta não poderia ser alterada, compramos outras, a surpresa, chegamos para o embarque de retorno Lisbia-SP e descobrimos que, como não nos apresentamos para o voo Roma-Lisboa, todo o trecho seguinte foi cancelado, inclusive tivemos que ouvir que o voo estava cheio, ou seja, além de nós roubarem ainda revenderam nossos assentos já pagos, nosso prejuízo está em torno de 15.000,00 R$ visto sermos obrigados a comprar novas passagens em outra Cia para o dia seguinte. A Tap nos informou que nada poderia ser feito pois os bilhetes foram comprados de Decolar, a Decolar disse que essa era uma regra da TAP e que estava escrita não voucher, e estava mesmo, e que no caso também não podia resolver nosso problema, TOMEM CUIDADO AO COMPRAR COM A DECOLAR, as linhas em letras pequenas podem.lhe gerar muitos prejuízos, e, não voem de TAP, pois você paga por um assento que não e seu. Agora teremos que contratar um advogado para para discutir a questão e tentar reduzir nosso prejuízos. Decolar e TAP nunca mais!
Conforto nos assentos poderia melhorar.
A atenção dos comissários e a comida
O que eu mais gostei foi do atendimento da equipe de bordo. Poderia melhorar a limpeza dos banheiros durante o voo.
Contras: "O uso de mascara não foi obrigatório"
Contras: "All seats are uncomfortable on all planes"
Prós: "nothing - they misinformed me left and right so I couldnt make properly informed decisions and then denied me boarding and told me to pay for a new flight after having spent over 750 and 3 days 2 nights at the airport due to the mishaps."
Contras: "staff that gives the correct information so u can properly plan for the check in and boarding procedures and compassion to advocate to let me onto the flight they made me jump thru hoops just to get onto."
Prós: "Food is not really included and the seat DONT recline. But the crew were great and boarding was easy"
Contras: "More food , comfortable seats"
Contras: "Informação e não mentir"
Prós: "Nothing."
Contras: "The crew did not know the law about child safety seats. They tried to inform us we could not use it, even though it is approved for air travel. Then they tried to tell us we had to face it forward, which is illegal and it cannot be secured like this. Then they told us the car seat needed to be against the fuselage, but that all the fuselage seats were taken. They did not offer a solution to this problem. I informed them this was TAP's fault for assigning those seats to us. They said they were not responsible, which is clearly wrong. They could have reassigned us at check-in and avoided the problem. They were very concerned about the ability of the person in front of us to recline their seat, but no interested at all in the safety of our baby. They told us we would not be able to use the seat, although our baby was already asleep. They were trying to find a way to make us leave the plane. Finally, some other passengers volunteered to move so we could sit against the fuselage with nobody in the seats in front of us, so we would not block them from reclining. A solution would not have been found by the crew. Only thanks to generous passengers were we able to stay on the plane, even though we were doing everything completely legally. They made my pregnant wife feel so bad that she cried for the first hour of the flight. Then, as the flight was concluding, our baby got airsick and vomited. They crew did nothing to help aside from bring 3 (!) napkins and then leave again. Incredibly unhelpful, mean, ignorant, and combative cabin crew. Truly appalling."
Contras: "Voo cancelado, sem aviso prévio"
Prós: "The crew and personal were ok."
Contras: "They have the most uncomfortable seats in the industry. Seat was literally 5 cm (2 inches) thick and did not recline. Impossible to relax/sleep, I ended up with back pain and legs cramped for 2 full days. Terrible overnight flight. Luggage policy is not clear. Carry on items have to weight less than 8 kg (normally is 12 kg), and to check your bag you have to pay. No personal tv/entertainment."
Contras: "Melhorar o embarque, muito desorganizado"
Prós: "A simpatia dos comissários. Atenção aos passageiros e conforto"
Contras: "O cardápio"
Prós: "Crew was great, the plane was barely full, so you were able to stretch out."
Contras: "Food could be better."
Prós: "Not much"
Contras: "The offered an upgrade to bid on. I did and was rewarded one for the 4 of us. It turned out that the seats were exactly like every other seat on the plane in size. They did provide free drinks and a well used towel. When you ask to be paid for an upgrade you should be clear what that really is."
Prós: "Voo confortável e bom entretenimento"
Contras: "Tirando um brasileiro que era comissário no voo, a equipe é muito mal humorada. Mesmo para o padrão de europeu."
Prós: "Voo atrasou muito"
Contras: "Dedam lanche por conta do atraso"
Prós: "Very friendly crew, nice plane"
Contras: "Very expensive extras like seats and luggage"
Prós: "Tripulação ótima. Comida ótima. Entretenimento ótimo"
Contras: "Conforto."
Prós: "Tripulação muito atenciosa. Conforto da cadeira médio"
Prós: "A tela era grande e com touch bom"
Contras: "Banheiro. Estava com a trava quebrada e sem água de torneira."
Prós: "On time flight, good service"
Contras: "Long wait for deposit luggage . Food could be much better."
Prós: "Voo foi cancelado"
Contras: "Ter cido avisado"
Prós: "Espaço, regulagem do encosto e mídia."
Contras: "Embarque em Lisboa"
Prós: "Organizado e no tempo correto."
Contras: "Conforto dos bancos."
Prós: "food and price"
Contras: "boarding... control the luggage size"
Prós: "Very helpful gate attendants. The food was delicious and the movies were all current and kept us entertained for nine hours!"
Contras: "Very cramped legroom. Cabin was extremely hot. There was a man binge drinking in the seat across the aisle. He should’ve been cut off at some point, but he kept drinking. He was a worry."
Prós: "aparelho mais silencioso que os demais da atualidade"
Contras: "Muito apertado. Para alimentaçao e horrivel."
Contras: "Not enough space for hand luhggage. Changed gate very short before boarding. No gluten free meal available on board."
Prós: "Scam"
Contras: "Do not sell flight you are not able to manage. Shame"
Prós: "We really enjoyed TAP Air Portugal and expect to fly with them again. Comfortable seats, pillow, blanket, and MEALS! Good ones with actual silver! USB charging port at every seat, with a good selection of movies. Great airline for a great price!"
Prós: "seat comfortable, crew , quietly professional"
Contras: "larger leg room"
Prós: "on time, food was good"
Contras: "seats are hard, painful for 7 hours..... crew was very noisy, very rough they kept hitting my arm. male crew hit the back of my seat to wake me up, he took away my food due to me sleeping."
Contras: "Avião velho Tela para filmes pequena e sem nitidez"
Prós: "A comida era boa."
Contras: "A qualidade do pãozinho servido precisa melhorar."
Prós: "Tudo óptimo."
Contras: "Política de bagagem alterou e eu desconhecia. Preço do lugar escolhido caríssimo. Preço do vôo elevado. Para voo não lotado."
Prós: "Eu e meu marido pedimos comida especial, frutos do mar, uma ótima pedida pois veio bacalhau de almoço e um outro peixe de lanche, adoramos. O atendimento de terra foi bom com bastante atenção ao meu sogro com mobilidade reduzida."
Contras: "A troca dos assentos dos meus sogros, sendo que meu sogro precisa de assistência, precisava ficar junto da sua esposa. Como é precisa reservar espaço para a cadeira de rodas, eles alteraram os assentos do meu sogro, e com isso ele sentaria sozinho numa poltrona sem possibilidade de mobilidade para ele, trocaram o assento da minha sogra mas para o local onde meu sogro não consegui sair para ir ao banheiro, ele chegou a se molhar um pouco pois não pode ir ao banheiro. O voo atrasou e passamos por várias turbulências, cheguei a enjoar."
Prós: "Atendimento."
Contras: "Avião muito apertado. Sujo. Sem opção de entretenimento. Atrasou bastante sem qualquer comunicado. Embarque caótico."
Prós: "very pleasant all cruise, and food very delicious"
Contras: "nothing"
Prós: "Nada."
Contras: "Alguns comissários eram extremamente grosseiros. Meu marido foi tirar uma foto dentro do avião e um deles fez ele apagar a foto dizendo que não podia tirar fotos lá! Um absurdo! A televisão de entretenimento é da idade da pedra e mal funcionava. Não tem carregador USB e o banheiro estava muito sujo. Poltronas com zero conforto e o espaço para as pernas é um dos menores que já vi. Não viajo mais com a TAP."
Prós: "Planes clean and in good condition."
Contras: "Crowded and late departure."
The crew was great, delays both ways was terrible. We had to walk outside and climb stairs to plane which wasn't great for my hip that's full of arthritis.
Air Canada cancelled the flight back in October after I had booked it. The experience was terrible and I will never fly with Air Canada going forward because of this inconvenience.
Very poor, late in Toronto and Copenhagen , the service very poor , no explanation so ever
I'm traveling with my wife and we had separate seats? Wtf?
a TV ao vivo não estava disponível
Dentro do que se pode ter na econômica ok.
Só muita demora no despacho da bagagem. Fiz tudo on line e fiquei em uma fila enorme mesmo tendo me adiantado em tudo. Enfim final de férias acho que o movimento foi grande. Mas no geral tudo positivo. Grata Bia Godinho
A classe econômica premium é muito confortável. A fila para despacho das malas estava enorme e muito demorada, mesmo para quem já tinha feito o check-in.
Prós: "Padrão adequado dos equipamentos e funcionários"
Contras: "Pontualidade e serviço de bordo pago ( pizza muito ruim)"
Prós: "Nothing. Crew unfriendly. In AC You should pay for everything, including the seat or you are in risk to no board because the oversell"
Contras: "Everything in all the process. The airplane is the worst"
Contras: "Deram fones de ouvido com 1hora de voo. Os assentos eram muito apertados. Comida ruim."
Prós: "A tripulação foi muito atenciosa e resolveram o problema da minha comida com muita rapidez."
Contras: "A comida é péssima, sem gosto e ainda veio queimada. As opções de filmes são limitadas. O assento é desconfortável, reclina pouco e eu senti nas costas todas as vezes que o passageiro de trás se mexia."
Prós: "Atrndimento e atenção da equipe"
Contras: "A comida completamente sem gosto O café da manhã foi regular"
Prós: "Do embarque"
Contras: "A tripulação nao e boa"
Prós: "I was just a little bit shocked because there were nothing to eat included.. I didn’t know that that kind of flight didn’t include anything.. But despite of that it was ok.."
Prós: "Entretenimento"
Contras: "Completa falta de compromisso da companhia com horário dos vôos"
Prós: "Entretenimento"
Contras: "Descaso com o cumprimento de horário de voo. É impossível fazer um compromisso contando com a pontualidade da companhia aérea para saída e chegada de seus vôos."
Prós: "Boa variedade de filmes"
Contras: "Pouco espaço e cadeira um pouco desconfortável, mas ok por ser um voo curto"
Prós: "Cordialidade do atendimento"
Contras: "Atraso no voo mais de 30 minutos"
Contras: "Não tem alimentação em um voo de 4:00 horas."
Prós: "aeronave"
Contras: "Fila Check in"
Contras: "A comida, frango cozido e vegetais sem sabor. Massa sem molho. O pão estava gelado no café da manhã. Alimentos sem sabor, cardápios muito ruins."
Prós: "Nada"
Contras: "Tudo"
Prós: "The steward on the plane was friendly, funny and accommodating to all. He took time to engage some young children before takeoff. Took into consideration who was travelling together and left a positive impression! Plane boarded early and was loaded and ready to roll AHEAD of scheduled take off time."
Contras: "Comida não estava legal. Entretenimento sem filmes com legenda em português."
Prós: "Flight was an hour late to VANCOUVER causing me to miss my flight to PDX getting me in 4 hours late to PDX"
Prós: "Significant improvement in service - on the ground and the plane. The Air Canada lounge is very good - clean with excellent catering."
Contras: "Clean washrooms. Stewardesses very helpful. Good food."
Prós: "Embarque e os funcionários"
Contras: "My flight from NYC to Montreal was significantly delayed because the plane was late getting to NYC. This caused several passengers to miss our connecting flight to Quebec City. Air Canada put us on another flight that didn't depart until over 24 hours later! Despite our efforts, we were not offered any help in getting on an earlier flight, and the airline was unwilling to give us hotel vouchers or rental car vouchers. We paid for a rental car and drove ourselves from Montreal to Quebec City. Both of our returning flights were delayed as well. I understand things happen when traveling, but I expect some type of help/ reimbursement/ or sympathy (at a minimum) from the airline! This was my first and will be my only time flying Air Canada."
Prós: "Conforto , entretenimento e atenção da equipe de bordo."
Contras: "A refeição que é servida na volta deixa muito a desejar. Já as refeições de ida Gru_Yyz é muito melhor."
Prós: "Gostei de sermos os dois únicos passageiros do voo de Toronto para Rochester, num jato com capacidade para 48."
Contras: "No check in em Rochester a atendente colocou duas pessoas que viajam juntas em fileiras separadas. O avião que nos levou de Rochester para Toronto era alem de muito pequeno, velho e sujo o que causa preocupação com a segurança."
Prós: "Nada."
Contras: "Avião pequeno, poltronas desconfortáveis, auto falante em cima das poltronas com volume muito alto. No embarque, não havia informações do vôo nos painéis dentro da sala de embarque, nem mesmo no próprio portão de embarque. Foi necessário confirmar pessoalmente com um atendente da companhia se o local estava correto"
Prós: "Due to late arrival of earlier flight employees were on hand to personally assist with our boarding. Plenty of liquids offered to keep hydrated. Lactose free meal had plenty of fresh fruit. Flight attendants were friendly and helpful. On time flight made further connection easy."
Contras: "Bathrooms tend to get very dirty with the over use on longer flights. The bathrooms need the occasional inflight cleaning."
Prós: "Friendly crew"
Contras: "Cramped seats"
Prós: "comfort."
Contras: "dinner menu (chicken was tasteless)."
Prós: "The aircraft, the crew"
Contras: "Films have to be more updated"
Contras: "For non-U.S. Citizens the transiting in Canada is inconvenient and expensive. I wouldn't travel through Canada by plane again."
Prós: "Why Canada created a ridiculous process that requires a $7 payment for transmitting in Canada is beyond me. I hope they realize they are impairing the competition of it's own national airline."
Prós: "Boarding was very well-organised ands clearly explained."
Contras: "USB socket broken and non-functioning. Plastic fork snapped and shed tines. A truly ghastly movie selection."
Prós: "Nice crew- efficient boarding"
Contras: "One bathroom for all of economy. Poor snacks. No chance to get electronic boarding passes"
Contras: "Our flight got canceled 12 hours before we were supposed to take off. They postponed our flight 24 hours. It took forever to change it so that we still arrived at our destination on the same day. I'm glad I checked my email before going to bed because otherwise I would have shown up to the airport not knowing my flight was canceled. That should not have happened. It almost ruined my trip."
Contras: "No wifi and i paid for it"
Contras: "Minha tv nao funcionava"
Contras: "A funcionaria no check in da GOL. Nao botou no sistema que sou residenre noncansda e em sp a air canada teve ordens para impedir mwu embarque. Lamentavel. No fim td se resolveu em sp"
Prós: "The price."
Contras: "When someone has a terrible experience with a single individual it's just an anomaly. When it came to our experience it's easy to see that it's systemic and come from the top down in that company. The lack of customer service training is apparent. It was rampant and the overall feeling was just plain rudeness exuding from every team member. I'll never fly Air Canada again."
Contras: "Confusão na fila do check-in, com poucas pessoas dando informações e realizando os check-ins. Vários vôos misturados e muitas pessoas. Apesar de estar há 2 horas na fila, só efetivamente passei para o embarque 20 minutos antes da hora do vôo."
Contras: "Had to have a visa for connecting flights. Not worth going through Canada."
Prós: "Nothing!"
Contras: "Flight canceled due to mechanical problems. Out of 4 agents at desk at airport only one knew what to do in case of a cancellation. They all stood around eating raisinettes! Unprofessional, lack of training, lack of planning (why wasn't another plane sent). One agent was going through the line giving out a phone number to call? Why weren't they trained? I called and thankful I was up at the desk so I could tell the agent what to do from the lady on the phone! Lost a day on our already short Christmas visit with family. Would love a refund!"
Paguei malas que não precisava ter pago, mas no site entendi que nao tinha direito a mala
Da atenção dos funcionários de terra ajudarem na questão de resolver os problemas causados pela pandemia com testes exigidos e formulários a preencher etc. Foi uma confusão !
Contras: "Not enough space between seats. I could not book my seat"
Contras: "Not enough space. I could not choose my seat"
Prós: "Efficient"
Contras: "Free wifi"
Prós: "Tribpulação muito boa."
Contras: "Conforto. Os assentos são muito desconfortáveis para um voo longo."
Contras: "Wifi/entertainment didn’t work."
Prós: "The crew did their best considering we were 3 hrs delayed and there were no snacks for any of the passengers."
Contras: "Three hr delay with a 15 month old never good and not having snacks for passengers never good."
Contras: "Por conta de um problema da united, perdemos a conexão de Chicago pra São Paulo. A united pra variar perdeu minha bagagem, não pagou hotel e os funcionários do aeroporto estavam bem mal humorados. Experiência terrível!!!"
Prós: "Smooth flight, early arrival."
Contras: "Entertainment Sytem was down for 2/3 of the flight."
Contras: "O avião tem bancos demasiado estreitos. Um corredor único também excessivamente estreito. Apenas 2 WC para a economia - a confusão é grande, há dificuldade em ir ao WC e de circular minimamente. Não acho o avião adequado para a extensão da viagem."
Contras: "Checkin com poucos antendentes."
Prós: "Pontualidade."
Contras: "Avião muito velho. Comissárias despreparadas."
Prós: "Pontualidade."
Contras: "O avião podeira ser mais novo. E as comissárias mais educadas."
Prós: "Avião novo e comissárias educadas."
Contras: "Não efetuei o voo por causa de um atraso no voo anterior que fez com que perdesse a minha conexão. Senti que a swiss nao se esforçou em ajudar os passageiros da melhor forma possível"
Contras: "O inspeção do aeroporto newark da united foi tão chato e cansativo, até uma inspeção bem rigoroso dar pra entender mas mal vontade da funcionária e certo discriminação me deixou frustrado. Pois viajo muito e principalmente usa e nenhum aeroporto foram tão chato e cansativo."
Prós: "De pelo menos ter conseguido dormir e saiu no horário"
Contras: "Tripulação sem motivação, o embarque de um 777 por ônibus em GRU é lento, pelo menos dar para tirar fotos. Comida fraca, avião velho, entretenimento antiquado e dem usb. Conforto péssimo para um 777"
Contras: "A cada dia que passa , os espaços entre os assentos , diminuem (em todas as Cias) ficando cada vez mais desconfortavel, de viajar, e para pessoas com alguma necessidade especial , pior fica, ou você ganha muito dinheiro e viaja na classe executiva ou está fadado a chegar ao destino totalmente torto. Tenho 4 hérnias de disco, e está ultima viagem foi um verdadeiro terror , ficar expremido nas poltronas da classe economica."
Prós: "Comida"
Contras: "Espaço da poltrona, atraso no voo."
Prós: "From the comissary"
Contras: "The seats and space"
Prós: "It was turbulent without warning"
Prós: "Embarque com crianças Entrerenimento"
Contras: "Entretenimento de vídeo avariado"
Prós: "As a tall american person i loved the amount of leg room and the bathrooms had a good amount of room in them."
Contras: "The seats where a little hard on your back"
Contras: "Voo de 3 horas e não serviram comida Nao tinha tv para se destrair Tripulação antipqtica"
Prós: "Service was very good, they were on time and considering the flight time food was good too."
Prós: "Boarded on time. Smooth boarding. Departed on time. Landed on time."
Prós: "Simpatia dos comissários"
Contras: "Tripulação mau humorada e grossa"
Contras: "Pay for food, cold on plane entire time, everyone bundled up in blankets, jackets but staff friendly"
Prós: "Easy going all the way"
Contras: "Having to run from one side of Denver International to the complete other side"
Contras: "Manter a pontualidade"
Prós: "gostei de tudo d modo geral"
Contras: "Avião inteiro com cheiro do banheiro"
Prós: "Pontualidade no voo; comida (voo de Rio de Janeiro para Houston (escala));"
Contras: "Nos voos de Houston para Denver e de Denver para Vancouver o espaço entre as poltronas era muito apertado e com grande desconforto, mesmo se tratando de voos curtos (2h e 3,5h). A comida era escassa e se resumia em apenas um pacote de 30g de snacks nos voos também de Houston-Denver e Denver Vancouver."
Prós: "Time and crew."
Contras: "In general, United team on the bag drop (from Atlanta too) are rude, as well as the officers of the security scan team are rough. They have no courtesy. They should understand that passengers are paying for the service and 99% are not “bad guys.” So, politeness and respect are the minimum things they deserve. Additionally, the Atlanta airport checking area and boarding check are not organized. They need to improve signal support for all customer."
Prós: "Tripulação atenciosa, temperatura interna da cabine agradável e poltronas com bom espaço para as pernas."
Contras: "A largura das poltronas pareceu menor do que o padrão. Me senti apertado pelo passageiro do lado"
Contras: "In both airports I was wheeled to gates and left in the way of people coming and going. I tried to get the attention of airline employees and when I did they told someone else and so I sat for between 40-60 minutes."
Prós: "Entretenimento disponível com muitos filmes lançamentos."
Contras: "nada a declarar, tudo ok!"
Prós: "Pontualidade e embarque"
Contras: "Entretenimento somente pago!"
Prós: "The flight was fine. We were delayed 4 hours. We arrived in wash DC at 1:45am when we expected to land at 9:20pm. What we did not like was the lack of information about the pending flight. We could have rescheduled with better information."
Contras: "The light above my seat did not work so reading was a challenge"
Prós: "Comfy roomy seats, free WiFi, free coffee"
Contras: "Nothing"