Em vigor a partir de maio de 2018

Esta política descreve as práticas da KAYAK em relação a informações e dados pessoais que permitem identificar indivíduos (“Dados Pessoais”). Esta política aplica-se aos nossos websites, aplicações, mensagens de email e de texto e contas de redes sociais (as “Plataformas”). Ao utilizar as Plataformas, concorda com os termos desta política.

Categorias de Dados Pessoais recolhidos

Dados das Plataformas: Quando visita as Plataformas, poderemos recolher dados sobre si. Alguns destes dados poderão ser dados pessoais. Estas informações podem incluir o seu histórico de pesquisas, endereço de IP, resolução de ecrã, browser utilizado, sistema operativo e respetivas configurações, tempos de acesso e URL que utilizou para chegar até nós. Se estiver a utilizar um dispositivo móvel, podemos também recolher dados que identificam o seu dispositivo, as suas configurações e a sua localização.

Dados de reserva: Se efetuar uma reserva através das nossas Plataformas, poderemos precisar de dados adicionais de si. Estas informações podem incluir o seu nome, idade, data de nascimento, género, número de passaporte, número de reparação, endereço de email, número de telefone, dados de cartão de crédito, endereço de faturação, itinerário de viagem e número de passageiro frequente (e do passageiro, se for outra pessoa). Pode também optar por guardar os seus dados pessoais na sua conta de utilizador, de modo a utilizá-los em novas reservas.

Dados da conta: Caso decida registar-se, recolheremos o seu endereço de email, senha e aeroporto local, e outros dados de preferência que decida ceder-nos. Caso decida utilizar um serviço terceiro, como o registo ou início de sessão através do Facebook, permite que utilizemos e guardemos as informações associadas à sua conta.

Serviços Trips: Se fizer uma reserva na KAYAK ou por meio das nossas aplicações móveis, poderemos criar automaticamente uma conta “Trips” para si, o que lhe dará acesso ao nosso serviço “Trips”, onde iremos guardar os seus dados de viagens para criar e manter os seus itinerários. Isto pode incluir os dados pessoais que possam estar inclusos nos emails de confirmação aos quais nos conceder acesso.

Apoio ao cliente: Se escolher contactar os nossos serviços de apoio ao cliente, nós iremos coletar quaisquer perguntas, reclamações ou outras informações que possa enviar à nossa equipa de apoio.

Dados promocionais: Se escolher participar de algum sorteio, concurso ou uma campanha similar, nós iremos coletar quaisquer informações que fornecer em relação a tal atividade, tais como fotos, imagens, legendas ou outros conteúdos, em conformidade com os termos fornecidos naquele momento.

Quando nos fornece dados pessoais, está a informar-nos que eles são verdadeiros, atuais, completos e corretos. Está também a informar-nos que está autorizado a cedê-los.

Como recolhemos os seus Dados Pessoais

Dados pessoais fornecidos por si: Recolhemos os seus dados pessoais diretamente de si. Por exemplo, quando nos está a fornecer os seus dados pessoais quando se regista ou faz uma reserva, contacta o nosso serviço de apoio ao cliente ou participa de um concurso ou sorteio.

Se registar-se para sincronizar os seus emails com o nosso serviço Trips, autoriza-nos a aceder aos emails nas contas de email que tem ligadas a Trips, a revisar regularmente esses emails para identificar aqueles que sejam confirmações de reservas que possamos importar ao nosso serviço Trips, a analisar esses emails e a adicionar as informações que coletarmos, incluindo uma cópia do email, à sua conta Trips.

Dados pessoais que coletamos de forma passiva: Também recolhemos os seus dados pessoais de forma passiva. Por exemplo, recolhemos dados sobre si ao longo do tempo e em diferentes websites quando utiliza esta Plataforma. Também utilizamos ferramentas de rastreabilidade, como cookies e beacons. Para ficar a conhecer melhor estas ferramentas e como as controlar, clique aqui.

As ferramentas da Plataforma podem utilizar os atributos e configurações do seu dispositivo que nos permitirão determinar a sua localização física. Tais tecnologias podem incluir mapeamento de endereço IP, Wi-Fi, sinais de GPS, localização de torres de telemóvel ou outras tecnologias. Nós utilizamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência e para fornecer a si ofertas e serviços que possam ser do seu interesse. Por exemplo, nós podemos ajudá-lo a encontrar o hotel mais próximo da sua localização ou enviar-lhe mensagens que sejam do seu interesse com base na sua localização atual. A KAYAK não tem controle sobre as configurações do seu dispositivo, mas nós recomendamos que ative os serviços de localização no seu dispositivo para que possa aproveitar as ferramentas e funcionalidades oferecidas com base na localização.

Dados pessoais que recebemos de terceiros: Também recolhemos Dados Pessoais através de terceiros. Estas situações incluem quando inicia a sua sessão através de um website terceiro, como o Facebook.

Para quais fins utilizamos os seus Dados Pessoais

Os seus dados pessoais podem ser usados das seguintes formas:

Melhoria dos nossos serviços: Utilizamos os seus Dados Pessoais para o servir melhor e desenvolver as nossas Plataformas e serviços, para compreender melhor os utilizadores das nossas Plataformas e serviços, e para proteger os nossos ativos e impedir que sejam danificados.

Reservas: Nós e os nossos parceiros de viagem utilizamos os seus dados pessoais para processar as suas reservas e guardar os seus dados de itinerário, quando aplicável.

Atividades de marketing: Nós utilizamos os seus dados para fins de marketing. Essas atividades podem incluir:

  • » Enviar emails de marketing a si a partir de um endereço da KAYAK a respeito dos nossos serviços ou os dos nossos parceiros, caso tenha optado por receber emails nossos ou realizado transações connosco, e conforme permitido por lei. Para cancelar facilmente a subscrição dessas comunicações de marketing a qualquer altura, clique no link “Cancelar subscrição” incluído no email
  • » Exibir anúncios e recomendações mais relevantes, ou suprimir anúncios e conteúdos que possa considerar irrelevantes. Esses anúncios podem ser exibidos a si nas nossas Plataformas assim como em plataformas de terceiros (incluindo sites de mídia social) e incluir informações ou ofertas que nós, ou os nossos parceiros comerciais, acreditamos que irá considerar interessantes. Anúncios individualizados podem ser baseados em informações coletadas através de cookies ou outras tecnologias de rastreabilidade. Leia mais sobre como pode controlar ferramentas de rastreabilidade aqui
  • » Se escolher participar de atividades promocionais (tais como sorteios, competições ou outras campanhas similares), informações relevantes podem ser utilizadas para administrar essas promoções

Para nos comunicarmos consigo, incluindo das seguintes maneiras:

  • » Enviar confirmações de reservas;
  • » Enviar alertas e notificações que subscreveu, incluindo para o seu telemóvel;
  • » Solicitar comentários;
  • » Lhe atualizar sobre itinerários processados pelo nosso serviço Trips;
  • » Para nos comunicarmos consigo caso tenha contactado o serviço de apoio ao cliente da KAYAK;
  • » Lhe enviar informações de serviço e emails administrativos;
  • » Para enviá-lo informações sobre serviços, oferecidos pela KAYAK ou pelos nossos parceiros comerciais, pelos quais acreditamos que se interesse

Fins jurídicos: Em certos casos, poderemos utilizar as suas informações para tratar e resolver disputas jurídicas, para investigações e conformidade regulatórias ou para fazer cumprir os termos de utilização do serviço

  •  Execução de um contrato: A utilização dos seus dados pessoais pode ser necessária para executar os serviços e fornecer a si produtos que tenha nos solicitado. Por exemplo, se fizer uma reserva na nossa Plataforma, precisaremos coletar dados pessoais de si para podermos completar a reserva
  • » Interesses legítimos: Poderemos utilizar os seus dados pessoais para os nossos interesses legítimos, tais como exibir anúncios e recomendações e para fins jurídicos
  • » Consentimento: Podemos nos basear no seu consentimento para utilizar os seus dados para certos fins de marketing direto. Pode retirar o seu consentimento a qualquer momento, entrando em contacto connosco ou alterando as configurações da sua conta conforme descrito abaixo
  • As suas escolhas

    Pode gerir as suas preferências de comunicação na sua conta. Os emails de marketing têm um URL caso deseje deixar de receber estes emails em qualquer altura. Não pode deixar de receber emails de serviço e mensagens administrativas, uma vez que estas são consideradas parte da sua conta, a menos que cancele a sua conta.

    Como partilhamos os seus Dados Pessoais

    Afiliadas corporativas e mudança de controle: Nós poderemos partilhar os seus dados pessoais com as nossas afiliadas corporativas, e se a própria KAYAK (ou parte do seu negócio) for vendida ou mudar de proprietário, os novos proprietários terão acesso aos seus dados pessoais para os fins aqui estabelecidos.

    Fornecedores de serviços: Poderemos partilhar os seus dados pessoais com fornecedores que prestam serviço no nosso nome e que concordaram, por escrito, em proteger e não divulgar posteriormente os seus dados.

    Fornecedores de serviços de pagamento e vendedores de serviços de viagem: Se efetuar uma reserva através das nossas Plataformas, podemos partilhar os seus dados pessoais com os fornecedores de serviços de pagamento e com os vendedores de viagens junto dos quais efetuou a sua reserva. Estes fornecedores podem incluir agências de viagens, hotéis, companhias aéreas, agências de aluguer de automóveis e seguradoras. Estes fornecedores irão processar os seus dados pessoais como controladores de dados, de acordo com as suas próprias políticas de privacidade. Se você contactar o nosso serviço de apoio ao cliente, eles podem precisar partilhar dados sobre a sua socilitação com o vendedor relevante de serviços de viagem para poder ajudá-lo.

    Parceiros comerciais: Poderemos partilhar os seus dados pessoais com diversos parceiros comerciais. Alguns desses parceiros comerciais poderão utilizar os seus dados pessoais para fins de publicidade comportamental online, ou para oferecer a si serviços ou produtos nos quais acreditamos que possa se interessar. Podemos também partilhar os seus dados da forma descrita no momento da recolha. Por exemplo, se fornecer os seus dados para participar num sorteio, poderemos partilhar os seus dados com os parceiros comerciais. Também poderemos partilhar com parceiros informações agregadas anônimas sobre a utilização.

    Viagens partilhadas por si: Se utilizar ou tiver itinerários como parte do nosso serviço "Trips", pode enviar ou conceder acesso aos seus itinerários a qualquer pessoa que queira. O seu itinerário poderá conter detalhes suficientes (por exemplo: o número de reserva) para permitir ao destinatário cancelar ou alterar a sua reserva, fazer check-in etc. Apenas deve partilhar os seus itinerários com pessoas em quem confia. Consulte também as Perguntas Frequentes de Trips. Se decidir partilhar o seu itinerário em páginas públicas (por exemplo, através do Facebook), os seus dados podem ser recolhidos e utilizados por outros.

    Informações partilhadas em público: Se nos fornecer uma avaliação ou comentário sobre a sua viagem, autoriza-nos a publicá-lo em todas as nossas Plataformas, sob o nome de utilizador que nos forneceu. Também nos está a autorizar a agregá-lo com outros comentários ou avaliações.

    Autoridades: Poderemos divulgar os seus dados pessoais se tal for exigido por lei, de acordo com os termos da lei ou pelas autoridades competentes. Isto inclui ordens judiciais, intimações ou ordens derivadas de processos legais, bem como em casos de investigações administrativas ou judiciais. Podemos também divulgar os seus dados pessoais se tal for necessário para impedir, detetar ou investigar atos criminais ou para impedir outros danos, ou em resposta a um processo jurídico ou para executar os nossos direitos e reivindicações.

    Podemos também partilhar com terceiros dados de utilização agregados e anónimos de utilização.

    Como guardamos e protegemos os seus Dados Pessoais

    Os nossos servidores e data centers situam-se nos EUA e na Suíça, podendo os nossos fornecedores estar localizados nesses ou noutros países. Ao fornecer-nos os seus dados pessoais, concorda que eles possam vir a ser transferidos e armazenados nesses países. Esses países podem ter políticas de proteção de dados diferentes ou menos abrangentes que as políticas de proteção e acesso aos dados pessoais do seu país. Como tal, os seus dados pessoais podem ser alvo de pedidos de acesso por parte das autoridades, tribunais ou outras, de acordo com a legislação desses países. Tendo em consideração a legislação desses países, implementaremos as medidas necessárias para proteger os seus dados pessoais, por exemplo, através da obtenção de contratos baseados nas leis da UE com os recetores de dados.

    A KAYAK tem um programa de segurança destinado a manter seguros os dados pessoais guardados nos nossos sistemas, protegendo-os de acessos não autorizados e uso indevido. Os nossos sistemas estão configurados com encriptação de dados, ou tecnologias de codificação e firewalls de padrão industrial. Também utilizamos a tecnologia Secure Socket Layer (SSL) que protege os dados que nos envia pela internet. Os dados pessoais apenas podem ser acedidos por pessoas dentro das nossas organizações, ou pelos nossos fornecedores subcontratados que tenham de aceder a tais dados para os fins indicados nesta Política de Privacidade. Além disso, os dados coletados pelo CAPTCHA invisível do Google são mantidos em conformidade com a Política de Privacidade do Google.

    Períodos de retenção

    Nós iremos manter os seus dados pessoais pelo tempo em que a sua conta estiver ativa, e por um período de tempo depois disso, para permitir que reative a sua conta sem a perda de dados.

    Também iremos manter os seus dados pessoais conforme necessário para que possamos cumprir as nossas obrigações legais, resolver disputas e fazer cumprir os nossos contratos.

    Cookies e ferramentas de rastreabilidade

    A KAYAK utiliza cookies e ferramentas de rastreabilidade. Para obter mais informações, incluindo sobre a forma com que respondemos a sinais de “Navegação Privada”, clique aqui.

    Outros Sites

    Se clicar para um site de terceiros ou outras plataformas, a Política de Privacidade da KAYAK não é aplicável.

    Crianças

    A KAYAK conscientemente não guarda dados pessoais de menores. Se soubermos da tentativa de um menor de submeter essa informação, removeremos essa informação dos nossos registos. Se for o pai/tutor legal de um menor que nos cedeu dados pessoais, pode-nos contactar para os apagarmos.

    Alterações à Política de Privacidade

    Nós nos reservamos o direito de modificar esta Política de Privacidade em qualquer altura e sem aviso prévio. Se houver alterações substanciais a esta política sobre a forma como utilizamos os seus dados pessoais, anunciaremos tais alterações antes de as implementar. Podemos informá-lo por email ou por aviso em destaque no nosso site. Se utilizar os nossos serviços e Plataformas após o anúncio destas alterações, tal implicará a sua aceitação.

    Os seus direitos em relação a dados pessoais

    Antes de contactar a KAYAK para qualquer solicitação que possa ter, tenha em mente que pode gerir as configurações da sua conta na página “Minha Conta” na KAYAK. Também pode excluir a sua conta clicando aqui a qualquer momento. Os seus direitos:

    • » Acesso: Tem o direito de, de acordo com a legislação aplicável, em qualquer altura e de forma gratuita, obter informações sobre os seus dados pessoais. Porém, em casos excecionais, poderemos pedir-lhe o pagamento de um preço simbólico para lhe fornecer estas informações, se tal for permitido por lei.
    • » Retificação: Pode pedir que retifiquemos quaisquer dados pessoais seus que estejam incompletos ou incorretos
    • » Exclusão: Pode solicitar a exclusão da sua conta
    • » Objeção: Pode se opor, a qualquer momento, a que os seus dados pessoais sejam processados para fins de marketing direto
    • » Restrições de processamento: Pode nos pedir para cessar o processamento dos seus dados pessoais, por exemplo, caso tenha se oposto ao processamento e a existência de um motivo legítimo ainda está a ser considerada.
    • » Portabilidade de dados: Caso aplicável, pode pedir que nós lhe enviemos as suas viagens em Trips em um formato comumente usado e legível eletronicamente, o que será decidido a critério exclusivo da KAYAK
    • » Direito de retirar o consentimento: Tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer altura, sem afetar a legalidade do nosso processamento com base em tal consentimento antes de ele ser retirado

    Podemos pedir-lhe um comprovativo da sua identidade antes de agirmos em relação a qualquer solicitação. Nalguns casos, podemos não estar autorizados a permitir-lhe o acesso a certos dados pessoais como, por exemplo, se os seus dados pessoais estiverem associados a dados pessoais de outras pessoas, ou por razões legais. Nestes casos, dar-lhe-êmos uma explicação sobre a razão pela qual não pode aceder a estes dados. Também podemos negar o seu pedido de exclusão ou retificação dos seus dados pessoais devido a disposições estatutárias, especialmente aquelas que afetam a contabilidade da KAYAK, o tratamento de reclamações e a retenção obrigatória de dados, que podem proibir a exclusão ou anonimização.

    Como contactar-nos ou apresentar uma queixa

    A Kayak Europe GmbH controla o processamento dos dados pessoais nesta Plataformas. Para exercer os seus direitos, ou caso tenha questões sobre as nossas práticas de privacidade, ou ainda se precisar de ajuda no exercício ou na compreensão da nossa Política de Privacidade, contacte o nosso Diretor de Privacidade através do email privacy@kayak.com ou pode escrever para:

    KAYAK
    Att: Data Protection Officer
    
Fraumünsterstrasse 16
    
8001 Zurich | Switzerland

    Alternativamente, caso esteja localizado na UE/EEE, pode contactar a momondo A/S, o nosso representante legal na EU, pela seguinte morada:

    momondo A/S
    
Att: Data Protection Officer
    
Løvstræde 1
    DK-1152 Copenhagen K | Denmark.

    Caso considere que as nossas atividades de processamento dos seus dados pessoais sejam inconsistentes com as leis aplicáveis de proteção de dados, pode apresentar uma queixa junto à Autoridade Dinamarquesa de Proteção de Dados ou a sua autoridade supervisora local responsável por questões de proteção de dados.

     

    Cookies e outras ferramentas de rastreabilidade


    A KAYAK utiliza ferramentas de rastreabilidade, como cookies

    Nós (ou os nossos fornecedores) utilizamos várias ferramentas de rastreabilidade comuns. Utilizamos estas ferramentas para recolher informações demográficas e de utilização ao longo do tempo, e em diferentes sites quando utiliza as nossas Plataformas. Também temos terceiros (ex.: anunciantes) que recolhem dados pessoais desta forma. As ferramentas que utilizamos podem incluir cookies do browser. O seu browser irá guardar estes cookies num pequeno ficheiro no seu computador. Para obter mais informações sobre cookies, consulte www.youronlinechoices.eu.

    Nós e os nossos parceiros comerciais podemos também utilizar web beacons (imagens GIF de um único pixel). Estes web beacons são colocados no código de uma página web ou num email. Quando acede a um site parceiro por meio das nossas aplicações móveis, podemos rastrear a sua atividade nesse site.

    Ao utilizar as Plataformas, concede-nos o seu consentimento livre, inequívoco e informado sobre a utilização de cookies e ferramentas de rastreabilidade mencionadas nesta Política.

    A KAYAK utiliza ferramentas de rastreabilidade para os seguintes fins

    • (i) Rastrear novos visitantes nas Plataformas.
    • (ii) Ajudar-nos a reconhecer o seu browser como um visitante anterior. Isto inclui gravar e recordar quaisquer preferências que tenha configurado durante a anterior visita às Plataformas a partir do seu browser, tais como a língua.
    • (iii) Guardar o seu nome de utilizador e senha, se tiver uma conta de utilizador.
    • (iv) Para utilizar a rastreabilidade em diferentes dispositivos para otimizar as nossas atividades de publicidade. Como parte da rastreabilidade em diferentes dispositivos, a KAYAK pode combinar informações coletadas de um determinado browser ou dispositivo móvel com outro computador ou dispositivo vinculado ao computador ou dispositivo do qual as informações foram coletadas. Ao alterar as suas configurações de cookies no seu dispositivo, pode alterar as suas configurações de rastreabilidade em diferentes dispositivos para fins de publicidade.
    • (v) Trabalhar com anunciantes online para apresentar anúncios dirigidos nas nossas Plataformas e nas plataformas terceiras que visite. Este direcionamento pode ter como base os dados que submeteu nas nossas Plataformas ou nas plataformas de terceiros. Este direcionamento pode também ter por base as suas atividades ou comportamentos nas nossas Plataformas ou nas plataformas de terceiros. Também podemos obter informações sobre o seu histórico de navegação dos nossos parceiros comerciais. Para saber mais sobre anúncios dirigidos e como pode aceitar ou recusar este tipo de anúncios, recomendamos que consulte www.aboutads.info/choice, www.youronlinechoices.eu ou http://www.aboutads.info/appchoices.
    • (vi) Rastrear quando reserva nos sites parceiros.
    • (vii) Para ajudar a melhorar a nossa oferta e para fins de planeamento de capacidade, nós ou os nossos fornecedores poderemos configurar cookies de análise. Estes cookies permitem recolher informações agregadas ou segmentadas sobre os tipos de visitantes que acedem às nossas Plataformas, bem como as páginas e os anúncios que veem. Com o intuito de melhor entender o seu uso das nossas Plataformas, nós ou os nossos fornecedores de serviços terceiros poderemos coletar informações sobre tal uso, incluindo páginas visitadas, ligações clicadas e movimentos do rato. Não utilizamos estas informações para o identificar pessoalmente.

    Como pode controlar as nossas ferramentas de rastreabilidade e deixar de ver anúncios dirigidos com base no seu comportamento online

    O seu browser pode permitir controlar os cookies. A forma como o fazer varia de browser para browser. Deve consultar o menu de Ajuda do seu browser para obter mais informações. A sua opção de exclusão é armazenada em cookies de exclusão somente nesse browser, por isso deve definir as suas preferências separadamente em outros browsers, computadores ou dispositivos que possa utilizar. Se o seu browser bloqueia cookies, as suas preferências de exclusão podem não ser eficazes. Excluir cookies do browser pode remover as suas preferências de exclusão. Por isso, deve visitar esta página periodicamente para revisar as suas preferências. Se bloquear ou excluir cookies ou desativar publicidade comportamental online, nem toda a rastreabilidade que descrevemos nesta política será interrompido.

    Observe também que ser excluído de um cookie de terceiros não significa que não receberá mais publicidade ou marketing online ou não estará sujeito a ela. Significa que o serviço de terceiros do qual se excluiu não exibirá mais anúncios personalizados de acordo com as suas preferências de web e comportamento online.Para que o seu comportamento online não seja rastreado pela KAYAK para fins publicitários, clique aqui. Isso significa que a KAYAK não mais utilizará informações derivadas do seu comportamento online, coletadas pela KAYAK ou por terceiros agindo em nome da KAYAK, com o propósito de fornecê-lo publicidade baseada em interesses do KAYAK apenas. Note que deixar de receber publicidade baseada em interesses através do link acima não significa que não receberá mais publicidade da KAYAK ou de terceiros; significa que a maior parte da publicidade que verá não será baseada nos seus interesses particulares. Além disso, a KAYAK ainda poderá coletar informações para outros fins de acordo com esta Política de Privacidade. A sua decisão de exclusão é guardada em cookies de exclusão apenas neste browser, por isso deve configurar as suas preferências separadamente para outros browsers, computadores ou dispositivos que possa utilizar. Se o seu browser bloquear cookies, as suas preferências de exclusão podem não ser aplicadas. Apagar cookies do browser pode causar a remoção das suas preferências de exclusão, por isso recomendamos que visite esta página periodicamente para revisar as suas preferências.

    Também podemos utilizar Google Analytics para recolher dados demográficos e de interesses (tais como idade, género e interesses), incluindo através do Google Analytics Demographics and Interest Reporting. Podemos usar as informações coletadas sobre você por meio do Google Analytics para serviços do Google, tais como o remarketing com o Google Analytics e o Google Display Network Impression Reporting. Pode obter mais informações sobre o Google Analytics e como não ter o seu comportamento rastreado aqui. As escolhas que faça são específicas do seu browser e equipamento. Alguns aspetos do nosso site utilizam cookies para funcionar. Pode não conseguir utilizar estas funcionalidades se configurar o seu equipamento para bloquear cookies. Se bloquear ou apagar os cookies, ou não quiser que o seu comportamento online seja rastreado, tal não significa que a rastreabilidade descrita nesta política cesse na totalidade.

    Como a KAYAK responde a sinais de “Navegação Privada”

    Alguns browsers têm uma funcionalidade de “Navegação Privada” que permite que indique a sites que não quer que as suas atividades online sejam rastreadas. Estas funcionalidades não são uniformes, pelo que, atualmente, não temos definido como respondemos a estes sinais.

    Se tem algumas questões sobre a utilização de ferramentas de rastreabilidade, agradecemos que utilize este formulário de contacto.